Visita da Equipe Gestora da Secretaria Municipal de Cultura à Antiga sede da Administração Regional de Ermelino Matarazzo – FUTURA CASA DE CULTURA DO BAIRRO.
Hoje, dia 23 de maio, às 9h30, foi realizada uma reunião (dentre muitas já feitas) para a discussão referente à concretização da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo.
Sub prefeita de Ermelino Matarazzo com os representantes da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. |
Representantes da Sub prefeitura de Ermelino Matarazzo e o Vereador Vavá do Transporte. |
A subprefeitura de Ermelino e a equipe gestora da Secretaria Municipal de Cultura, seguida de seus representantes, convidou os moradores e os coletivos culturais residentes do bairro para a apresentação do último projeto para a Casa (dentre 4 já realizados em 20 anos de luta), assim como dialogar sobre possíveis ações a serem implementadas ou fomentadas para as políticas culturais na região.
O fato novo desta novela foi que a reunião acabou sendo realizada no prédio onde antigamente residiu a Administração Regional [1]do bairro, localizada no “coração” de Ermelino, na Avenida Paranaguá. O local é cotado para abrigar a Casa de Cultura e já conta com estudos e projetos de arquitetura para sua efetivação, além de já ser de propriedade da própria Prefeitura de São Paulo.
Binho Santana, Uilian Chapéu, Alan Vitor e Gustavo Soares, representantes da Rede Cultura ZL. |
Apesar de serem necessárias reformas e adaptações para que a Casa seja realmente viabilizada e concretizada como foi escrito inicialmente, a proposta advinda pela supervisão de cultura é de que já ocorram atividades no local, em salas que não apresentam risco para possíveis ações.
Diante disso, nós da REDE CULTURA ZL, que estivemos presentes nesta reunião[2] propomos a ocupação do espaço de forma imediata, com ações ocorrendo já neste domingo dia 25, para que não se perca o ímpeto e a discussão se esfrie novamente.
Sendo assim, convidamos a todos os moradores interessados e fazedores de cultura do bairro para as primeiras ações de ocupação do local, a saber:
25/05/2014 – Ocupação visual realizada pelo coletivo “Muros que Gritam...” na fachada do prédio.
Local: Antiga Administração Regional de Ermelino Matarazzo, Avenida Paranaguá, nº 1633
Horário: a partir das 9h
29/05/2014 – REUNIÃO ABERTA para discutirmos e articularmos a ocupação do espaço enquanto rede e coletivos.
Local: Sede do Periferia Invisível, Rua Elégia de Agosto, nº 04
Horário: das 19h às 21h
VALE RESSALTAR QUE AS AÇÕES SÃO ABERTAS PARA TODOS OS INTERESSADOS!
***
[1] O prédio atualmente está com alguns espaços condenados em sua estrutura, porém, o piso térreo se encontra em perfeitas condições para ser utilizado, assim como foi percebido na própria reunião que foi no local.
[2] Estiveram presentes na reunião os coletivos “Muros que Gritam...”, Periferia Invisível e Slam da Guilhermina, além dos moradores interessados.
***
Texto: Alan Vitor Corrêa.
Imagens: Binho Santana, Gustavo Soares e Uilian Chapéu.
Revisão: Gustavo Soares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário