Histórico

Cultura ZL surgiu no ano de 2010 quando alguns grupos artísticos culturais da região de Ermelino Matarazzo, situado na zona leste da Cidade de São Paulo, se juntaram para discutir suas agendas de atividades e também o mapeamento das manifestações culturais existem na região. No início éramos quatro coletivos.

No ano de 2011 o Cultura ZL promoveu algumas reuniões com a Subprefeitura de Ermelino Matarazzo para saber sobre o andamento da implementação de uma Casa de Cultura na região. Nas reuniões que participamos na Subprefeitura, nos foi afirmado que até o final do ano de 2011 teríamos a Casa de Cultura em funcionamento, porém até o momento (2013) não houve esta implementação.

Após estas discussões, resolvemos manifestarmos nossas reivindicações nas ruas do bairro. Realizamos em 2011 nosso 1º Manifesto em Prol a Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo. Contamos com mais de 15 atividades artísticas e culturais realizadas por grupos convidados e companheiros, calculamos mais de 1.000 pessoas em nosso evento. Com certeza foi um momento muito rico para a nossa luta.

Neste mesmo ano conseguimos - através da organização e articulação do Cultura ZL - uma parceria extremamente importante com a Secretaria Estadual de Cultura. O projeto das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo aconteceu em nossa região como Projetos Especiais. O fato foi tão importante, pois nunca havíamos visto uma participação ativamente do Estado em nossa região no que se refere à Cultura.

No 1º semestre de 2011 foram aproximadamente 18 projetos de Oficinas Culturais contemplados, as oficinas foram realizadas em espaços parceiros como: Igrejas, Escolas, Entidades Sociais da Região e em

Associações de Moradores, os cursos eram de diversas linguagens como: Teatro para Iniciantes, Teatro Infantil, Graffiti, Dj, Artes Plásticas, RPG, Customização de Roupas, Caricatura entre outras.

No 2º semestre conseguimos novamente a parceria com a Secretaria e tivemos 16 oficinas, desta vez outras linguagens artísticas entraram em cena: Oficina de Stencil e Graffiti, Oficina de Pirografia, Oficina de Audiovisual, entre outras.

Após muitas reuniões entre a Subprefeitura e a Secretaria Estadual de Cultura no ano de 2012, não obtivemos a Casa de Cultura, e mais uma vez fomos barrados por burocracias e falta de vontade do Poder Público.

Com isso resolvemos, pela 2ª vez, realizar mais um Manifesto em Prol a Casa de Cultura, mas fomos impedidos de realizar o Manifesto pela Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Replanejamos nossas atividades e realizamos o 2º Manifesto em Prol a Casa de Cultura, de baixo de muito sol e de pouca chuva bem próximo do local do primeiro manifesto. Foram mais de 20 atrações no Parque Linear Francisco Menegolo com muita alegria: Circo, Dança, Graffiti, Exposição, Poesias, Flash Mobile, Teatro, Poesia e Música.

Com este Manifesto conseguimos poucos avanços - no que condiz a luta pela Casa de Cultura - mas começamos a discutir mais sobre as políticas públicas de cultura para a região, a reabertura do teatro Flávio Império, fomentação e articulação das produções artísticas dos coletivos assim como a divulgação dos suas atividades.

Em 2012 e 2013 o Cultura ZL se reuniu para escrever dois projetos para o Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura com o nome de Informativo Cultura ZL (2012) e Informativo Cultura ZL 2 (2013) e o mesmos foram contemplados com os financiamentos por dois anos consecutivos.

Além dos Informativos o Cultura ZL vem apoiando novas ações na região, entre elas estão o Slam da Guilhermina - uma batalha de poesias que acontece toda última sexta feira de cada mês ao lado do Metrô Guilhermina. Também colabora com o Coletivo Muros que Gritam... em eventos de Graffiti e palestras em escolas.

O Cultura ZL continua sua luta pela Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo se manifestando, cobrando o poder público e participando de diversas discussões sobre políticas culturais que ocorrem na cidade de São Paulo.