6 de ago. de 2014

1ª Ação na Ocupação Cultural de Ermelino Matarazzo


Nesta sexta feira, dia 08/08, às 18h, irá acontecer a primeira ação na Ocupação Cultural de Ermelino Matarazzo.

Muitos ficaram curiosos, muitos ficaram duvidosos e muitos, enquanto não viram as portas do lugar levantadas, não botaram fé e forças para a efetivação da ocupação do espaço, mesmo após ser realizada a ação da ocupação visual, com o graffiti na fachada do prédio.

Fato é, as portas serão levantadas!

Vale ressaltar primeiramente o esforço de todas as pessoas envolvidas nesses mais de 20 anos de luta pela concretização deste ideal, assim como ressaltar o esforço dos que acreditam e lutam diariamente para a cultura ter seu reconhecimento enquanto política prioritária para a população.

Mas calma lá, é bom frisarmos que esta ação não selará a conquista definitiva desta luta, pois alguns tramites ainda estão por vir, como a viabilização da reforma do prédio (principalmente no que se refere ao financeiro), além da reforma pontual, nos espaços em condições de uso imediato.

Outro ponto a ser superado também é a possibilidade de uso livre e autônomo do local pelos coletivos. Logo após a visita da equipe da Secretaria Municipal de Cultura no bairro, em 23 de junho, houve a confirmação de que alguns ambientes poderiam ser ocupados imediatamente, pois não encontravam-se comprometidos em sua estrutura, e tal equipe, representada principalmente pelo secretário adjunto de cultura Alfredo Manevy, legitimou que os grupos fizessem seu papel de pressão, ocupando o local e realizando um projeto piloto de atuação comunitária enquanto os processos burocráticos para a revitalização do prédio estariam ocorrendo.

Desde então o movimento pela casa de cultura vem enfrentando a falta de ação e morosidade por parte da subprefeitura para que projeto, que já está no papel, de sequência para seu início.

Por isso, é imprescindível que a população se mostre presente e compareça em peso na atividade desta sexta, dando provas da validade da demanda requisitada, o que pode vir a respaldar os coletivos culturais também como futuros administradores do espaço.

Venha prestigiar o evento e discutir o papel da cultura em nossa formação. Para esta ação contaremos com a presença especial de Peu Pereira, diretor do documentário "A periferia é o centro", que retrata as ações e ideias de produção dos coletivos residentes dos quatro cantos da cidade.

Contamos com sua participação e apoio neste movimento!

SEXTA - 08/08
HORÁRIO: das 18h às 21h
LOCAL: Avenida Paranaguá, 1633 (antiga sede da Subprefeitura de Ermelino Matarazzo)



Para maiores informações e entendimentos sobre a questão, indicamos os links abaixo:

Visita da equipe da Secretaria Municipal de Cultura:

Carta do Fórum de Cultura da Zona Leste, ao qual compartilhamos de seus ideais e apoiamos a luta:

Confirme presença também no evento criado no fecebook:

Texto e imagens de Alan Alvico

Um comentário: